Localizada na zona central da cidade, em frente à praça Getúlio Vargas, a catedral São João Batista é um dos maiores templos da América do Sul em estilo neogótico tardio. Suas dimensões são: 80 metros de comprimento, 38 metros de largura, 26 metros de altura na nave central e suas torres alcançam 82 metros. A construção começou em 1º de fevereiro de 1928 sob a orientação de Simão Gramlich, autor do projeto, e posteriormente sob liderança do engenheiro Ernesto Matheis. Em 2 de agosto de 1936 a igreja foi entregue ao culto público, mas o acabamento da obra só ocorreu em 1977 com a construção de duas torres maiores e 66 menores, além da execução do reboco do lado leste. Desde 1959, com a criação da diocese de Santa Cruz do Sul com jurisdição sobre diversos municípios, a igreja passou a se chamar Catedral São João Batista. A primeira Igreja Católica foi construída em 1863 e o primeiro padre foi Manoel José da Conceição Braga, em 1860. A pintura existente atrás do altar chama-se "Grupo da Cruz", tendo como autor Arno Seer e, posteriormente, Roman Riesch. Os vitrais foram feitos por Albert Gottfrid Veit,Leopod Höpf,Joseph Veigel, Albert Joseph georg Veit Hans Veit e Albert Höpf empresa familiar veit & filho.(Todos filhos, genros e neto) imigrantes alemães de 1913. A porta foi feito por José Koehler, um marceneiro que doou a porta para a Igreja. Ao criar a porta para a Igreja, ocorreu um incêndio em sua marcenaria e teve que fazer uma nova.
Endereço: Rua Ramiro Barcelos s/nº - Telefone: (51) 3711-3622
Localizado na antiga pedreira chamada Monte Verde, a poucos minutos do centro de Santa Cruz do Sul, o Parque da Santa Cruz foi inaugurado em novembro de 1996. Possui uma área verde de 12 hectares, onde erguem-se imponentes paredões compostos por três tipos de rocha com 60 milhões de anos: Basalto, Arenito e Buxito. Num dos paredões de arenito está esculpido uma figura de Cristo com 4 metros de altura. Na parte baixa, um anfiteatro com capacidade para 800 pessoas sentadas recebe atos místicos, artísticos e religiosos. Na parte alta, sobre os paredões, encontra-se um cruzeiro de 20 metros de altura iluminado com neon, que pode ser visto de qualquer ponto da cidade e municípios vizinhos. Do alto do parque, é possível ter uma visão panorâmica da cidade de Santa Cruz do Sul, com o cinturão verde e o lago dourado ao fundo. É um ponto turístico muito procurado e elogiado pelos visitantes, além de ser um local propício para a prática de rappel.
Endereço: Rua Guatambú Telefone: (51) 3715-3499
O casal "Fritz & Frida" localiza-se no trevo da RSC 287, à esquerda logo após a Polícia Rodoviária Estadual. São dois grandes bonecos de concreto vestidos com roupas tipicas alemãs e que são os personagens-símbolos da Oktoberfest. A Oktoberfest é o principal evento de Santa Cruz do Sul. Trata-se de uma festa popular gêrmanica, que ocorre anualmente na cidade no mês de outubro. A Oktoberfest de Santa Cruz do Sul é a segunda maior do Brasil, apenas atrás da de Blumenau.
A visitação aos bonecos Friz e Frida é livre a qualquer horário, pois os bonecos situam-se no trevo do acesso Grasel, principal acesso à cidade de quem vem de Porto Alegre pela RSC 287.
Coordenadas: 29°41'26"S 52°24'3"W
Localizado a 2 Km do centro da cidade (partindo da praça da bandeira), o Parque da Gruta é um dos recantos mais acolhedores da região. A gruta lá existente é de origem natural, resultante de um processo de erosão. Não foi encontrado dentro da Gruta vestígios da presença de indígenas.
Apenas foram encontrados vestígios de indígenas nos arredores da Gruta. O parque possui uma extensão de 17,4 hectares dotado de belos recantos naturais e uma área de lazer. A Prefeitura Municipal montou uma estrutura apta a receber centenas de pessoas, com churrasqueiras espalhadas pelo parque, banheiros, playground, restaurante, lancheria e barquinho de pedal em um dos lagos. O Parque da Gruta passou por uma reforma total tendo sido dotado de infra-estrutura turística completa, tendo dois lagos artificiais, passeio da cascatinha, cascata, minizoológico, teleférico com 272 metros de comprimento passando por cima de um lago e em meio a mata, sendo que uma grande parte da área á mata nativa e trilha Ecológica que vai até a cascata.
Endereço: Rua Capitão Pedro Werlang, s/nº
Localizada na região central da cidade em frente a Catedral São João Batista, a praça Getúlio Vargas constitui-se num belo exemplo de local de passeios, pois conta com uma excelente arborização, muitos e bem distribuídos bancos e com ótimo serviço de limpeza e conservação. Nela há diversos monumentos, como o monumento em homenagem ao ex-presidente Getúlio Vargas, ao centenário do colégio São Luís, as mães e aos 100 anos de comemoração do dia do trabalho (1º de maio de 1986). Embeleza ainda a referida praça, o belíssimo chafariz construído na parte central da mesma.
Numa das extremidades da praça está o "Quiosque" e o " Biergarten"- restaurante, lancheria e choperia. sendo um dos locais mais populares da cidade. 0 prédio do Quiosque e do Biergarten são de propriedade da municipalidade que o cede para o funcionamento e exploração comercial e faz parte do patrimônio tradicional da cidade.
Endereço: Quarteirão formado pelas ruas Marechal Floriano, Ramiro Barcelos, Marechal Deodoro e Júlio de Castilhos.
0 Monumento ao Imigrante Alemão constitui-se na homenagem prestada pela comunidade santa-cruzense aos imigrantes que com seu árduo trabalho colonizaram o município. Criado pelo desenhista santa-cruzense Hildo Paulo Müller, o monumento foi inaugurado em 25 de janeiro de 1969 e nele consta a data da fundação da colônia - 1849 - e o nome dos primeiros colonizadores. Em 1994 o largo que abriga o monumento sofreu reformulações para maior embelezamento do local, com destaque para a construção de um chafariz.
Endereço: entroncamento das ruas Marechal Floriano e Galvão Costa.
Localizado no centro da Praça da Bandeira, o prédio da Prefeitura Municipal foi construído em estilo neoclássico, lembrando as formas dos templos gregos. A resolução da construção do edifício da Câmara na praça do Carvalho (hoje da Bandeira) partiu dos moradores da Vila de São João de Santa Cruz quando, através de votação em 1886, decidiram sobre sua construção no referido local. A construção do prédio sob responsabilidade do engenheiro Carlos Trein Filho (também Presidente da Câmara) terminou em 30 de julho de 1889. A partir de 1889, a Câmara passou a funcionar na nova edificação. Na Revolução Federalista de 1893, o prédio foi ocupado por forças Revolucionárias Serranas.
Endereço: Quarteirão formado pelas ruas Marechal Floriano, Sete de Setembro,Tenete Coronel Brito e Borges de Medeiros - Telefone: (51) 3715-9510
O Centro de Santa Cruz do Sul é abrigado por um túnel de árvores. Além da beleza das tipuanas, que emolduram a via principal e oferecem privilegiada sombra à população, sendo passagem obrigatória para todos os visitantes da cidade.
Endereço: Rua Marechal Floriano (Centro).
Com área de 14 hectares dotado de infra-estrutura esportiva, lazer e turismo como: ginásio poliesportivo com capacidade para 8.000 pessoas, campos para prática de futebol onze e sete jogadores, canchas de basquete, tênis, futsal, bocha, pista de bicicross e ainda pavilhões para esporte e exposições.
É neste parque que ocorre anualmente, no mês de outubro, o principal evento de Santa Cruz do Sul, a Oktoberfest.
A Oktoberfest de Santa Cruz do Sul é a segunda maior do Brasil, apenas atrás da de Blumenau.
Endereço: Galvão Costa 755,
Telefone: (51) 3713-1288
O Lago Dourado é uma área de belezas naturais que impressiona os visitantes. O efeito proporcionado pelo pôr-do-sol confere às águas uma cor dourada que originou o nome do lago. Localizado junto às margens do Rio Pardinho - entre a RS-409 e a BR-471 - ocupa uma área de 90 hectares, onde acumulam-se 3 milhões de metros cúbicos. O reservatório abastece o município de Santa Cruz do Sul, principalmente durante as fortes estiagens. Em 2008, a Prefeitura recebeu do Governo do Estado autorização para explorar o entorno do lago, onde será construído um espaço turístico.
Endereço: junto às margens do Rio Pardinho - entre a RS-409 e a BR-471
O Centro de Cultura está localizado na rua Ernesto Alves, 817, na antiga Estação Férrea. Este local está disponível para a comunidade e escolas que queiram divulgar seu trabalho através de exposições. No mesmo local são feitas algumas oficinas oferecidas pelo Departamento de Cultura da Prefeitura. O prédio abrigava antigamente a Estação Férrea de Santa Cruz, sendo inaugurado em 19 de novembro de 1905, no mesmo dia em que Santa Cruz deixou de ser vila e foi elevada a condição de cidade. A festa de inauguração do ramal ferroviário que ligava Santa Cruz a Ramiz Galvão contou com a presença do então presidente da província Sr. Borges de Medeiros. Em setembro de 1965, o ramal ferroviário deixou de funcionar e atualmente o prédio da estação férrea encontra-se tombado pelo município, estando lá instalado o Centro de Cultura Jornalista Francisco José Frantz. O Centro de Cultura também abriga o Arquivo Público Municipal e o CEGENS (Centro de Genealogia).
Endereço: Rua Ernesto Alves, 817 - Centro - Telefone: (51) 3056-2824
Pertencente ao Instituto Secular das Irmãs de Maria de Schoenstatt, o Santuário da Mãe três vezes admirável de Schoenstatt foi inaugurado em 11 de dezembro de 1977, sendo uma cópia fiel do santuário original fundado na Alemanha, em 1914, pelo padre José Kentnich. Símbolo da fé da população católica e do trabalho árduo das irmãs desta congregação, o pequeno santuário localizado no km 53, da rodovia BR 471, e que constitui-se no refúgio para onde acorrem muitas pessoas movidas pelo amor a Nossa Senhora. 0 Santuário de Schoenstatt de Santa Cruz do Sul foi construído devido aos esforços dos próprios membros do movimento, da comunidade santa-cruzense e das Irmãs de Maria. Distribuídos por vários países do mundo e abrangendo os cinco continentes, o movimento de Schoenstatt, no Brasil, possui vinte santuários já instalados. 0 movimento Mariano possui caráter religioso-catequético de formação abrangendo, através de seus setores, crianças, juventude masculina e feminina, casais e famílias. Em Santa Cruz do Sul estão ligados diretamente a obra de Schoenstatt cerca de 700 pessoas nas quais não estão incluídas aquelas que apenas freqüentam o santuário como romeiros. Atualmente existe em atividade um maternal, jardim de infância e pré-primário.
Endereço: Rodovia BR 471, km 53 - Telefone:(51) 3711 - 3991
Campo de golfe localizado na Linha João Alves, fundado em 1959. É hoje o único campo de golfe de 18 buracos do interior do Rio Grande. O campo, que iniciou com 9 buracos, hoje ocupa uma magnífica área de cerca de 50 hectares no chamado Cinturão Verde de Santa Cruz do Sul, onde estão preservadas espécies da flora e da fauna características da porção sul da Mata Atlântica. Uma natureza exuberante! O projeto do campo de 18 buracos, cuja execução foi concluída em 2005, foi elaborado por Randall Thompson, da American Golf Course Design e conta com um Driving Range que é aberto à comunidade e a todos interessados em aprender a jogar golfe, que une esporte e natureza.
Endereço: Av. Léo Kraether, 2227 - Linha João Alves - Telefone: (51) 3711-3362
O Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul fica localizado em São José da Reserva - Santa Cruz do Sul, BR 471- No interior do Parque de Eventos. As obras iniciaram em fevereiro de 2004, sendo concluídas em junho de 2005. Localizado no interior do Parque de Eventos - que possui em torno de 230 hectares de área - o circuito fica a 10 km do centro da cidade. Por sua extensa área, a capacidade de público pode chegar a 150 mil pessoas. O autódromo foi inaugurado oficialmente no dia 12 de junho de 2005. A pista possui 3.530 metros de extensão - com uma reta de 752 metros, 14 curvas, áreas de escape amplas e seguras e 21 boxes com 96 m² e capacidade para até três carros cada um. A infra-estrutura do circuito conta ainda com uma Torre de Comando com três andares e um terraço, Central de Serviços, Heliponto, Estação de Tratamento de Esgoto, Rede de Combate de Incêndio e Área Vip com vista panorâmica e capacidade para aproximadamente 1.300 pessoas. Com traçado moderno e seguro, o Autódromo de Santa Cruz do Sul pode acolher vários tipos de provas de nível local, nacional e internacional. A pista recebe provas das principais categorias automobilísticas - Stock car, Copa Clio, Fórmula 3 - e motociclísticas, como o Campeonato Brasileiro de Velocidade. Sua reta de 753 metros também é palco de emocionantes pegas e campeonatos de arrancadas.
Endereço:coordenadas GPS: -29.801922, -52.437258
Em novembro de 1920, na esquina das atuais ruas Marechal Floriano e Júlio de Castilhos, iniciou-se a construção do prédio que seria a sede do Banco Pelotense, que em 1922 entrou em funcionamento. Em janeiro de 1931, o banco pelotense entrou em liquidação (processo não-falimentar), sendo os compromissos do referido estabelecimento bancário assumidos pelo governo estadual com a ajuda do governo federal. Em 1932, o governo do Estado do Rio Grande do Sul decidiu instalar no prédio a filial do banco do Estado do Rio Grande do Sul, que permaneceu no local ate 1983. 0 prédio foi ocupado pela Secretaria da Fazenda, Tesouro do Estado - coordenadoria regional e arrecadação do ICMS e hoje está sendo ocupado pela Associação Pró-Cultura de Santa Cruz do Sul.
Endereço: Rua Marechal Floriano, esquina Júlio de Castilhos.
Telefone: (51) 3715-2207
O museu foi fundado em 20 de setembro de 1966 e possui um acervo significativo sobre a história e a memória da região de Santa Cruz do Sul. O seu acervo ultrapassa 150 mil peças, sendo que estão expostas temporariamente 5 mil peças. Este espaço museológico é composto por quatro salas que expõe material arqueológico da região, remontando aos primeiros moradores do local - os indígenas - passando por uma coleção de animais taxidermizados, além de objetos referentes a colonização alemã, de numismática, pequena pinacoteca com obras de artista locais, instrumentos musicais, vitrolas, gramofones, polifone, realejo, etc. O museu também possui uma caixa de música do início do século XX em pleno funcionamento e uma máquina de fazer cigarros de 1920, sendo esta referente às primeiras da indústria fumageira da cidade. Há ainda uma sala com exposições temáticas ou itinerantes. O visitante dentro deste espaço cultural necessita de 45 minutos a uma hora para conhecê-lo totalmente. A primeira sala do museu tem como eixo temático as primeiras ocupações do Vale do Rio Pardo. Estão expostos objetos indígenas dos mais variados, desde o período paleolítico, passando pelo neolítico e chegando a ocupações mais recentes. Uma urna funerária guardava o corpo do chefe tribal guarani depois que este morresse. A centenária caixa de música possui doze discos de latão, cada um toca apenas uma música. Vinda da Alemanha por volta de 1900, está em perfeitas condições de funcionamento. É um encanto poder ouvi-la.
Horário: De terças à sextas-feira das 14h às 17h.
Obs: Visitas em grupo ou escolares são monitoradas e devem ser agendadas pelo telefone (51) 3715-0496 (atende-se fora destes horários com agendamento prévio).
Endereço: Rua Marechal Floriano, 874 - Telefone: (51) 3715-0496